Asia

Minério de ferro na China tem melhor dia em 10 meses por preocupações com oferta

Por Enrico Dela Cruz

MANILA (Reuters) – Os futuros do minério de ferro na China chegaram a saltar 7,5% nesta segunda-feira, à medida que os estoques da matéria-prima em portos chineses caíram ao menor nível em mais de três anos, elevando preocupações quanto à oferta.

O contrato mais negociado do minério de ferro na bolsa de Dalian, para setembro, encerrou a sessão com alta de 5,4%, a 691,50 iuanes (97,22 dólares) por tonelada, no maior avanço diário desde 9 de julho de 2019.

O contrato chegou a tocar 705 iuanes mais cedo na sessão, o nível mais forte desde o lançamento dos negócios com minério de ferro na bolsa de Dalian, em 2013.

Na bolsa de Cingapura, o primeiro contrato do minério de ferro, para junho, subiu 3,4%, para 93,57 dólares por tonelada.

Os estoques de minério de ferro nos portos da China estava estimado em 111,95 milhões de toneladas em 15 de maio, o menor nível desde dezembro de 2016, segundo dados da consultoria SteelHome.

“A epidemia de Covid-19 no Brasil está ameaçando impactar ainda mais as exportações de minério de ferro”, disse o estrategista de commodities do ANZ em Sidney, Daniel Hynes.

“O vírus está se instalando no Pará, que produz cerca de 35% do minério de ferro do país”, acrescentou ele.

As preocupações somam-se a temores sobre a oferta da mineradora brasileira Vale, cujas operações já foram impactadas pela epidemia.

Dados econômicos sólidos também deram um apoio ao rali do minério de ferro, disse Hynes, com as usinas siderúrgicas da China elevando a produção em abril devido á robusta demanda doméstica após o relaxamento de restrições ligadas ao coronavírus.

O vergalhão de aço na bolsa de Xangai fechou em alta de 2,2%.

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG4H1BB-BASEIMAGE

To Top