Brasil

Plenário discute suspensão de parte das perícias médicas do INSS durante pandemia

O Plenário da Câmara dos Deputados discute neste momento, em sessão virtual, o Projeto de Lei 2048/20, do deputado Ricardo Izar (PP-SP), que suspende durante a pandemia de Covid-19 as convocações dos portadores da doença de Alzheimer, de Parkinson e de outras crônico-degenerativas para perícias relativas ao auxílio-doença pago pela Previdência Social.

O relator, deputado Fred Costa (Patriota-MG), recomendou a aprovação, na forma de substitutivo, que ampliou o rol do grupo potencialmente beneficiado pela suspensão. “Se a recomendação das autoridades sanitárias é de que todas as pessoas permaneçam em casa tanto quanto possível, esse apelo é ainda mais enfático para essas pessoas”, afirmou.

A Lei de Benefícios Previdenciários (8.213/91) prevê que, no caso do auxílio-doença e de outros benefícios da Previdência Social, pode haver convocação pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para avaliações médicas. “A suspensão das convocações se mostra necessária no momento atual”, disse Ricardo Izar.

Mais informações a seguir.

To Top