Benefícios

MEI tem novas obrigações para pedir o empréstimo

Simples nacional mei microempreendedor
Brenda Rocha - Blossom / Shutterstock.com

MEI tem novas obrigações para pedir o empréstimo Em um movimento estratégico para fortalecer o tecido empresarial brasileiro, o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte lança um ambicioso programa de crédito, mirando diretamente nos microempreendedores individuais (MEIs). Com um orçamento previsto de R$ 30 bilhões, a iniciativa visa democratizar o acesso ao crédito, oferecendo uma linha de vida financeira para os quase 15 milhões de MEIs do país.

Uma Parceria Estratégica para Fomentar o Crescimento

O programa surge da colaboração entre várias entidades, incluindo o governo federal, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal e a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos). Esse consórcio pretende disponibilizar empréstimos a taxas de juros favoráveis, embora cada instituição financeira vá estabelecer seus próprios critérios e taxas de juros para cada linha de crédito. A duração prevista para esta iniciativa é de, pelo menos, três anos, visando alcançar MEIs em todo o território nacional.

Enfrentando o Desafio da Inadimplência

Além da oferta de crédito, uma das prioridades para o ministério é abordar o problema crescente da inadimplência entre os microempreendedores. Para combater esse problema, está em análise a criação do programa Desenrola MPEs, cujo objetivo é facilitar a regularização de dívidas. O programa não só beneficiará os MEIs, mas também microempresas (MEs) e empresas de pequeno porte, permitindo a renegociação de dívidas de até R$ 150 mil. Inspirando-se em iniciativas anteriores voltadas para pessoas físicas, o Desenrola MPEs oferecerá descontos e a possibilidade de pagamento parcelado do saldo devedor. O projeto já está em tramitação na Câmara dos Deputados, aguardando análise conclusiva por parte das comissões.

To Top