Esportes

Premier League enfrenta dilema com dois clubes comandados por sauditas

Por Simon Evans

MANCHESTER, Inglaterra (Reuters) – A confusão sobre os registros oficiais dos proprietários do Sheffield United destaca uma potencial dificuldade para a oferta saudita de comprar o rival Newcastle United: a questão de um conflito de interesses.

A mídia britânica afirma que a aquisição do clube do magnata britânico Mike Ashley por um grupo apoiado pela Arábia Saudita está prestes a ser aprovada, porém a questão de o Sheffield United estar ligado ao governo saudita pesa sobre as duas equipes e pode voltar ao foco quando elas se enfrentarem na próxima temporada.

A Premier League não comentará seu procedimento de aprovação. No entanto, é certo que o dilema está sem consideração, dadas as regras do futebol inglês sobre a posse de clubes.

Essas regras estabelecem que uma pessoa seria desqualificada se “direta ou indiretamente estiver envolvida ou tiver qualquer poder para determinar ou influenciar a gerência ou administração de outro clube”.

A questão que a Premier League precisa determinar é se o Sheffield United, de propriedade do príncipe Abdullah bin Mosaad bin Abdulaziz Al Saud, correria o risco de ficar sob a influência dos potenciais proprietários majoritários do Newcastle–o fundo soberano saudita, PIF.

Um grupo liderado pela financiadora britânica Amanda Staveley, com um investimento saudita de 80% da PIF, fez uma oferta que giraria em torno de 300 milhões de libras para comprar o clube do empresário britânico Ashley.

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG4L1NY-BASEIMAGE

To Top