Colheita de café arábica do Brasil ganha ritmo no final do mês, indica Cepea
Brasil

Colheita de café arábica do Brasil ganha ritmo no final do mês, indica Cepea

SÃO PAULO (Reuters) – A colheita de café arábica 2020/21 do Brasil ganhou ritmo no final de maio, com grande parte dos cafeicultores iniciando de forma efetiva os trabalhos, disse nesta terça-feira o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

Segundo o órgão da Esalq/USP, o andamento da colheita mais intensa em áreas como a Mogiana Paulista, sul de Minas Gerais e cerrado mineiro se juntou aos trabalhos que já atingiam de 18% a 25% do volume esperado no noroeste do Paraná.

O Cepea destacou que a colheita manual pode ser mais lenta nesta temporada, com a falta de mão de obra em função do coronavírus.

“Ainda que não tenham sido relatados grandes problemas, alguns produtores têm optado por trazer um menor número de colhedores de outras regiões”, disse a entidade em nota.

Em relação à safra de café robusta, os trabalhos estão mais avançados, atingindo de 55% a 65% em Rondônia e de 25% a 35% no Espírito Santo, disse o Cepea.

“Em ambas as regiões, as maiores preocupações… se concentram na mobilidade dos colhedores de fora do Estado de produção. Entretanto, os impactos relatados ainda têm sido baixos”, afirmou o relatório.

(Por Gabriel Araujo)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG4P29L-BASEIMAGE

To Top