Brasil

Governo divulgará na quarta-feira dados do emprego formal de 2020 até abril

BRASÍLIA (Reuters) – O Ministério da Economia informou que está prevista para quarta-feira a divulgação de dados do Caged, cadastro do emprego formal, com informações até o mês de abril.

Serão os primeiros dados do Caged conhecidos para 2020. A divulgação dos números foi suspensa a partir de fevereiro, sob o argumento de que as empresas têm enfrentado dificuldades no repasse dos dados, depois que o governo concentrou em um único canal o sistema de registro das informações.

No final de março, o ministério afirmou ainda que o cenário de pandemia do coronavírus vinha dificultando a autorregularização pelas empresas.

A taxa de desemprego do país terminou o primeiro trimestre em 12,2%, segundo dados do Ibge, que apontaram uma redução do estoque de trabalhadores com carteira assinada –para 33,096 milhões, sobre 33,668 milhões no trimestre anterior. Parte da retração é sazonal, mas o Ibge disse que os números também já refletiam os primeiros impactos do coronavírus sobre o mercado de trabalho.

Em outro indicador de perdas de vagas de trabalho em meio à crise, o Ministério da Economia informou na semana passada que os pedidos de auxílio-desemprego subiram 76,2% na primeira quinzena de maio sobre o mesmo período do ano passado, somando 504,3 mil. No acumulado de 2020, os pedidos somaram 2,841 milhões, alta de 9,6% frente a 2019.

(Por Isabel Versiani)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG4P268-BASEIMAGE

To Top