Brasil

Preços do petróleo avançam apoiados impulsionados por cortes de oferta

Por Stephanie Kelly

NOVA YORK (Reuters) – Os preços do petróleo avançaram nesta terça-feira, apoiados por sinais de que produtores estão cumprindo as promessas de cortes de oferta e pela recuperação na demanda por combustíveis em função do relaxamento de “lockdowns” relacionados à pandemia de coronavírus.

Os contratos futuros do petróleo Brent fecharam em alta de 0,64 dólar, ou 1,8%, a 36,17 dólares por barril, enquanto os futuros do petróleo dos Estados Unidos (WTI) avançaram 1,10 dólar, ou 3,3%, para 34,35 dólares o barril.

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e aliados, entre eles a Rússia, que formam o grupo conhecido como Opep+, concordaram no mês passado em cortar produção em quase 10 milhões de barris por dia em maio e junho, visando sustentar os preços em um momento em que as quarentenas devido ao coronavírus pressionam a demanda por combustíveis.

O ministro de Energia da Rússia, Alexander Novak, possuía reunião marcada para esta terça-feira com produtores de petróleo para discutir a possibilidade da extensão dos cortes para além de junho, disseram fontes à Reuters.

Algumas outras nações, incluindo grandes produtores do Golfo Pérsico, como Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Kuweit, já se comprometeram a prorrogar as reduções de oferta.

“Toda essa conversa sobre um equilíbrio daqui uns dois meses parece ser um ponto de apoio”, disse Phil Flynn, analista sênior do Price Futures Group.

(Reportagem de Stephanie Kelly, com reportagem adicional de Noah Browning em Londres, Sonali Paul em Melbourne e Seng Li Peng em Cingapura)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG4P23Y-BASEIMAGE

To Top