Economy

Açúcar recua na ICE após escalada de tensão EUA-China pressionar petróleo

NOVA YORK/LONDRES (Reuters) – Os contratos futuros do açúcar bruto negociados na ICE fecharam em queda nesta quarta-feira, com a escalada da tensão entre Estados Unidos e China por causa de Hong Kong pressionando as cotações do petróleo, o que ofuscou o otimismo relacionado à reabertura da economia global.

Preços mais baixos da energia encorajam usinas de cana do Brasil a aumentar a produção de açúcar em detrimento do etanol.

AÇÚCAR

* O contrato julho do açúcar bruto fechou em queda de 0,25 centavo de dólar, ou 2,3%, a 10,80 centavos de dólar por libra-peso.

* Operadores disseram esperar que o açúcar avance com a flexibilização dos “lockdowns” nos EUA, Ásia e Europa, mas mencionaram também riscos associados ao Brasil.

* O maior produtor de açúcar do mundo se tornou um dos epicentros da pandemia de coronavírus, algo que pode prejudicar ainda a demanda por etanol.

* A Nordzucker, segunda maior refinaria de açúcar da Alemanha, disse que espera voltar aos lucros no novo ano fiscal, com o relaxamento dos “lockdowns” estabilizando os preços e a demanda por açúcar.

* O açúcar branco para agosto recuou 12,40 dólares, ou 3,3%, para 364 dólares por tonelada, depois de atingir no início da sessão seu maior nível desde março.

CAFÉ

* O contrato julho do café arábica fechou em queda de 2,6 centavos de dólar, ou 2,5%, a 1,025 dólar por libra-peso.

* Alguns operadores estão preocupados com o enfraquecimento da demanda por arábica em momento em que o Brasil deve colher uma safra próxima ao recorde.

* “Parece inevitável que o arábica volte a um nível inferior aos 100 centavos (1 dólar) no curto prazo, muito em função do aumento da oferta e das revisões para baixo na demanda global”, disse um trader que atua nos EUA.

* O café robusta para julho recuou 9 dólares, ou 0,7%, para 1.210 dólares por tonelada.

(Reportagem de Marcelo Teixeira e Maytaal Angel)

To Top