Benefícios

Fila de espera por liberação no INSS

Fila de espera por liberação no INSS. As aglomerações de desempregados que buscam auxílio emergencial nas agências da Caixa tiraram do noticiário outra crise: a da fila de pedidos de benefícios previdenciários.

Neste momento, cerca de 1,1 milhão de segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) esperam além do prazo legal de 45 dias por uma resposta às suas solicitações de aposentadorias, pensões e auxílios-doença.

Seguro Desemprego conta na Aposentadoria do INSS?(Abre numa nova aba do navegador)

Apesar de invisível, pois não é presencial, a fila do INSS também reúne pessoas com necessidades tão urgentes quanto às de brasileiros que perderam renda após o início da quarentena de combate ao coronavírus.

Há um ano sem resposta para um requerimento de aposentadoria, a técnica em radiologia Rosângela Maria de Oliveira, 61 anos, espelha as dificuldades de quem está nessa fila.

Ela precisa do benefício para custear as despesas médicas da mãe, de 86 anos. “São gastos com plano de saúde e, sem contar os remédios, que somam mais de R$ 700 por mês”, relata.

Erro que barra o Auxílio emergencial na Caixa(Abre numa nova aba do navegador)

Nos últimos 12 meses, foram incontáveis telefonemas para o 135, número de informações da Previdência, além de visitas ao posto onde o pedido foi apresentado. A resposta é a mesma que já virou piada nas redes sociais entre aqueles que esperam a liberação do auxílio emergencial da Caixa: o pedido está em análise.

“Acho que depois de tanto tempo esperando, eu merecia ao menos uma resposta”, reclama Rosângela.

O INSS afirma que a fila vem caindo. Desde o início deste ano, a redução foi de 200 mil requerimentos.

O órgão também inicia nesta semana a seleção de 8.230 servidores aposentados e militares da reserva para trabalhar temporariamente na Previdência.

MEI pode solicitar pelo MEU INSS o Auxílio Maternidade?(Abre numa nova aba do navegador)

To Top