Brasil

Lockdown tem apoio de 60%, mas cai adesão ao isolamento, diz Datafolha

SÃO PAULO (Reuters) – A adoção de um lockdown, medida mais radical de restrição à circulação para conter o avanço do coronavírus, é apoiada por 60% da população, mostrou pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira pelo jornal Folha de S.Paulo,

Mas a pesquisa indicou, ao mesmo tempo, queda na adesão das pessoas ao isolamento social, ferramenta defendida por governos de Estados e municípios para frear a Covid-19, doença respiratória causada pelo vírus.

De acordo com o levantamento, 60% dos entrevistados consideram um lockdown recomendável, ao passo que 36% são contrários à medida, 2% não souberam responder e 1% afirmaram ser indiferentes.

Ao mesmo tempo, no entanto, a pesquisa apontou queda na adesão ao isolamento social.

O percentual dos que dizem que se cuidam, mas estão saindo de casa, subiu para 35%, contra 27% na pesquisa anterior, no dia 27 de abril. Os que dizem que só saem de casa quando é inevitável se mantiveram em 50%. Os que se mantêm totalmente isolados são 13%, ante 16% na pesquisa anterior, e os que afirmam que estão vivendo normalmente sem mudar nada na rotina somam 3%, contra 4% na pesquisa anterior.

O Datafolha ouviu 2.069 pessoas por telefone entre a segunda e a terça-feira e a margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.

(Por Eduardo Simões)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG4Q0V4-BASEIMAGE

To Top