Entertainment and Lifestyle

Espetáculo em sala vazia: orquestra de Paris toca Strauss na era da Covid-19

Por Yiming Woo

PARIS (Reuters) – Renaud Capuçon, um violinista francês acostumado a tocar para mais de 2 mil pessoas, se apresentou nesta quinta-feira diante de um auditório completamente vazio, mas afirmou que a experiência não foi pior por conta disso. 

“É como um retorno à vida”, disse o músico sobre sua performance, sua primeira no auditório da Filarmônica de Paris desde que a epidemia de Covid-19 forçou o cancelamento de todos os concertos em março. 

“Estamos todos muito contentes em poder tocar novamente após o longo período quando tudo estava fechado. É um verdadeiro renascimento”, afirmou. 

Capuçon e sua orquestra de cordas de 23 pessoas executaram a peça “Metamorphosen”, do compositor alemão Richard Strauss. 

O auditório, que pode acomodar até 2.400 pessoas, estava vazio, a não ser por dois membros da equipe que usavam máscaras cirúrgicas — cumprindo a ordem do governo francês que proíbe aglomerações e que ainda está em vigência mesmo com o afrouxamento de outras restrições. 

Os membros da orquestra não precisaram usar máscaras, mas tiveram de se sentar a pelo menos um metro de distância um do outro no palco. 

O público era virtual: pessoas assistiram e ouviram de casa, via transmissão ao vivo pelo website do auditório. 

(Reportagem de Yiming Woo em Paris) 

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG4R2J7-BASEIMAGE

To Top