Benefícios

7 anos no INSS sem aposentadoria

7 anos no INSS sem aposentadoria. O aposentado Roberto Antunes, 69 anos, diz que tenta desde 2013 a aposentadoria pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). “Recebo benefício como servidor público desde 1999″, afirma ele.

Na época com 63 anos, Antunes diz que teria direito à aposentadoria por tempo de contribuição, com a aplicação do fator previdenciário. O pedido, no entanto, foi negado por que o INSS não reconheceu 12 anos de trabalho em uma prefeitura.

Roberto Antunes, 69 anos, espera pela análise de recurso contra cálculo errado do benefício: “Recebo apenas 25% do que tenho direito” – Martha Salomão/Folhapress

Novo lote do PIS-PASEP liberado para saque aos trabalhadores

A partir de então, diz que decidiu trocar a solicitação inicial por um pedido de aposentadoria por idade.

“Calcularam errado de novo, contabilizando errado a minha idade. Em 2018, eu tinha 68 anos e consideraram 62. Como é possível?”

Roberto diz que, no mesmo ano, concederam o benefício, mas com o cálculo errado. Segundo ele, o valor que recebe é apenas 25% do total a que teria direito.

INSS paga entre R$ 50 mil a R$ 200 mil na Revisão da vida toda

“A única resposta que tenho, há um ano e meio, é que o recurso está em análise. Minha advogada diz que o INSS precisa dar uma resposta para poder entrar com mandado de segurança, mas nem isso eles dão.”

O aposentado explica que não depende da renda do INSS, mas que quer o que é seu por direito.

“Não é justo eu estar sendo prejudicado. Este fato tem me desgastado fisicamente, psicologicamente e até financeiramente”, afirma o aposentado.

Revisões na aposentadoria
Revisões na aposentadoria

Registro do pedido é deste mês

Em nota, a assessoria do INSS diz que, em consulta aos sistemas do órgão, foi verificado que o leitor solicitou cópia do processo em setembro de 2018, e não o pedido de revisão do benefício.

“Somente em 6 de fevereiro de 2020 o senhor Roberto protocolou o pedido de revisão, que se encontra em análise”, afirma o instituto.

Para acompanhar o andamento, é preciso consultar o site Meu INSS

INSS registra aumento de 9 vezes em mandados de segurança

To Top