Asia

EUA e Reino Unido pretendem citar Hong Kong em Conselho de Segurança da ONU nesta 6ª-feira

Por Michelle Nichols

NOVA YORK (Reuters) – Os Estados Unidos e o Reino Unido planejam levantar informalmente em reunião do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta sexta-feira a questão do plano da China de impor uma nova legislação de segurança nacional a Hong Kong, disseram diplomatas, uma medida que provavelmente irritará o governo chinês.

    O Parlamento chinês aprovou na quinta-feira uma decisão de avançar com a legislação que ativistas pró-democracia, diplomatas e algumas pessoas no mundo dos negócios temem comprometer o status semi-autônomo de Hong Kong e seu papel como um centro financeiro global.

A missão britânica na ONU confirmou que o Reino Unido e os EUA notificaram o Conselho de Segurança de que eles iriam levantar a questão da situação em Hong Kong a portas fechadas.

A medida ocorre depois que a China, apoiada pela Rússia, se opôs a um pedido dos EUA na quarta-feira para uma reunião formal e aberta do conselho sobre Hong Kong, argumentando que era uma questão interna e não uma questão de paz e segurança internacional.

A missão da China na ONU não respondeu imediatamente a um pedido de comentário sobre o plano dos EUA e do Reino Unido de mencionar a questão informalmente nesta sexta-feira.

O Conselho de Segurança tem se reunido digitalmente em meio à pandemia de coronavírus.

(Por Michelle Nichols)

((Tradução Redação Rio de Janeiro, +5521 2223 7141)) REUTERS DM ES

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG4S1HN-BASEIMAGE

To Top