Asia

Trump ordena governo dos EUA a iniciar retirada de privilégios a Hong Kong

WASHINGTON (Reuters) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira que determinou a seu governo que inicie o processo para eliminar o tratamento especial concedido à Hong Kong em resposta aos planos da China de impor uma nova legislação de segurança para o território.

Trump fez o anúncio em uma entrevista coletiva na Casa Branca, dizendo que a China havia quebrado sua palavra sobre a autonomia de Hong Kong. Ele disse que a ação chinesa contra Hong Kong era uma tragédia para o povo de Hong Kong, a China e o mundo.

“Nós vamos tomar medidas para revogar o tratamento preferencial a Hong Kong”, disse ele, acrescentando que os Estados Unidos também irão impor sanções a indivíduos considerados responsáveis ​​por prejudicar a autonomia de Hong Kong.

A medida de Trump procede os planos chineses de impor uma nova legislação de segurança nacional à ex-colônia britânica. O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, disse que o território não merece mais o tratamento especial sob a lei dos EUA, que tem permitido que permaneça como um centro financeiro global.

Trump disse que estava ordenando seu governo a iniciar o processo de eliminação de acordos políticos com Hong Kong, desde o tratamento de extradição a controles de exportação.

Ele disse que iria também emitir um decreto nesta sexta-feira para melhor proteger as pesquisas vitais das universidades, suspendendo a entrada de estrangeiros da China identificados como potenciais riscos à segurança.

Fontes, incluindo uma atual autoridade norte-americana, disseram à Reuters na quinta-feira que essa medida, que estava sendo esperada, poderia impactar entre 3.000 a 5.000 estudantes de pós-graduação da China.

(Reportagem de Steve Holland, Jeff Mason e David Brunnstrom)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG4S23Q-BASEIMAGE

To Top