Economy

FMI aprova linha de crédito flexível de US$24 bi para o Chile

WASHINGTON (Reuters) – O Fundo Monetário Internacional (FMI) disse na sexta-feira que seu conselho executivo aprovou uma linha de crédito flexível de 23,9 bilhões de dólares para reforçar as finanças do Chile à medida que o país luta contra a pandemia de coronavírus e lida com uma forte queda na demanda.

A aprovação era esperada desde que a diretora-gerente do FMI, Kristalina Georgieva, apoiou o plano no início deste mês devido aos “fundamentos muito fortes” do Chile e seu histórico positivo.

Em comunicado, Georgieva disse que as autoridades chilenas pretendem usar a linha de crédito como financiamento preventivo e temporário, com planos de sair do acordo em dois anos.

“Apesar de seus fundamentos e configurações políticas muito fortes, a economia aberta do Chile está exposta a riscos externos substanciais como resultado do atual surto de Covid-19, incluindo uma deterioração significativa na demanda global por exportações chilenas, um acentuado declínio ou reversão dos fluxos de capital para mercados emergentes e um aperto abrupto das condições financeiras globais”, disse Georgieva.

O Chile poderá recorrer à linha de crédito, projetada para a prevenção de crises, a qualquer momento durante os próximos dois anos, sem ter que cumprir as metas de política econômica exigidas nos programas tradicionais apoiados pelo FMI, informou o Fundo.

(Por David Lawder)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG502O3-BASEIMAGE

To Top