Opep e Rússia discutem manter cortes de oferta de petróleo por até 2 meses, dizem fontes
Africa

Opep e Rússia discutem manter cortes de oferta de petróleo por até 2 meses, dizem fontes

portalmixvalenoticias

Por Rania El Gamal e Vladimir Soldatkin e Olesya Astakhova

DUBAI/MOSCOU (Reuters) – A Opep e a Rússia estão chegando mais perto de um acordo para prorrogar seus atuais cortes de produção de petróleo, discutindo uma proposta para manter as restrições de oferta por um ou dois meses, disseram três fontes da Opep+ à Reuters na segunda-feira.

A Opep+ decidiu em abril que cortaria produção em 9,7 milhões de barris por dia, ou cerca de 10% da oferta global, para sustentar os preços, impactados por uma queda na demanda associada a medidas de isolamento adotadas para conter a disseminação do coronavírus.

Ao invés de aliviar os cortes em junho, fontes disseram à Reuters na semana passada que a Arábia Saudita, líder na prática da Opep, estava convocando reuniões sobre como prorrogar os cortes até final do ano.

Mas isso ainda precisaria ganhar apoio da Rússia, que acredita que os cortes poderiam ser facilmente reduzidos.

“Essa é a proposta agora, mas ainda precisa ser finalizada”, disse uma fonte da Opep+ sobre a prorrogação por um ou dois meses.

“É para um mês ou dois, não por um semestre”, disse uma fonte do setor de petróleo da Rússia, sobre a possível prorrogação dos cortes atuais.

Uma outra fonte da Opep+ disse que havia apoio russo à proposta para extensão por um mês, mas que ainda não havia consenso sobre isso.

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG502NZ-BASEIMAGE

To Top