Economy

Pior pode ter acabado para indústrias da zona do euro, mostra PMI

LONDRES (Reuters) – As indústrias da zona do euro aparentemente passaram pelo seu pior, mostrou a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) nesta segunda-feira, mas a atividade ainda está contraindo com força diante das medidas de restrições ao coronavírus.

Depois de cair para a leitura mais baixa já registrada nos quase 22 anos de história da pesquisa em abril, o PMI de indústria se recuperou um pouco no mês passado.

O índice subiu a 39,4 em maio de 33,4 em abril, mas ainda longe da marca de 50 que separa crescimento de contração e pouco abaixo da preliminar de 39,5.

O subíndice de produção permaneceu fraco mas quase que dobrou a 35,6, de 18,1 em abril.

“A contração da indústria parece ter saído do fundo do poço em abril, com a produção caindo a uma taxa bem mais lenta em maio”, disse Chris Williamson, economista chefe do IHS Markit.

“A melhora reflete em parte apenas a comparação contra uma queda acentuada em abril, mas de forma mais encorajadora está também ligada à retomada pelas empresas do trabalho uma vez que as medidas de restrição pelo vírus são aliviadas.”

(Reportagem de Jonathan Cable)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG5020Q-BASEIMAGE

To Top