Economy

Preços do etanol em SP avançam em maio diante de retomada gradual, diz Cepea

SÃO PAULO (Reuters) – Os preços do etanol subiram no Estado de São Paulo em maio, apoiados por uma retomada gradual da economia do maior mercado consumidor do país, disse nesta segunda-feira o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

Apesar disso, a alta do mês passado recupera apenas uma parcela das fortes perdas registradas em março e abril, quando as medidas de isolamento impostas para contenção da pandemia de coronavírus impactaram fortemente o consumo do biocombustível.

Segundo o indicador Cepea/Esalq, o preço médio do etanol hidratado nas usinas foi de 1,4352 real por litro em maio, alta de 5,75% em relação a abril, enquanto o valor médio do etanol anidro atingiu 1,5803 real/litro, leve alta de 0,4%.

O Cepea registra alta nas cotações do etanol hidratado desde 24 de abril. Para o anidro, a sequência é menor, com a última queda sendo registrada na semana terminada em 30 de abril.

“Mesmo em meio à pandemia do coronavírus, a boa vantagem do etanol hidratado nos postos paulistas favoreceu a demanda e fez com que distribuidoras tivessem necessidade de reposição dos estoques”, disse a instituição da Esalq/USP, ainda citando os impactos da crise sanitária.

Além disso, o Cepea mencionou a postura firme dos vendedores durante o mês de maio, embora o centro-sul do país ainda esteja em início de temporada.

Em termos de volume, houve alta de 6,93% na captação de etanol hidratado em relação ao mês anterior. Na comparação anual, entretanto, há queda de 53,6%.

“No caso do etanol anidro, destaca-se o crescimento do número de negócios no mercado spot (à vista)”, acrescentou o relatório.

(Por Gabriel Araujo)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG5034W-BASEIMAGE

To Top