Environment

Chuva leva alívio a produtores de trigo da UE antes de colheita reduzida

PARIS (Reuters) – As chuvas que atingiram a Europa nesta semana levaram alívio às regiões produtoras de trigo afetadas pela seca no continente, mas ainda é necessário mais umidade para que se evite um encolhimento da safra neste verão (do Hemisfério Norte) em relação à grande colheita do ano passado, disseram analistas.

Nesta temporada, a primavera seca ampliou as já crescentes dificuldades para o cultivo de trigo em partes da Europa, depois de outono e inverno úmidos prejudicarem o plantio e o estabelecimento de raízes fortes pelas plantas.

“Estamos caminhando para uma das menores safras de trigo da última década na Europa”, disse Sebastien Poncelet, da consultoria Agritel.

“Essa chuva pode pelo menos estabilizar a situação.”

Na semana passada, a Comissão Europeia reduziu sua previsão para a safra de trigo soft da União Europeia –excluindo Reino Unido– nesta temporada em mais de 4 milhões de toneladas, para 121,5 milhões de toneladas, 7% abaixo do nível verificado no ano passado.

Na França, fortes chuvas foram registradas ao longo da semana, com tempestades que interromperam uma sequência de seca, e mais precipitações são previstas para a próxima semana, o que deve ajudar as safras do país, avaliadas pela FranceAgriMer nas piores condições desde 2011.

Muitos operadores esperam que a safra de trigo soft da França atinja de 32 milhões a 33 milhões de toneladas, ante 39,5 milhões de toneladas no ano anterior.

Na Alemanha, enquanto isso, o retorno das chuvas deve ajudar as áreas secas no norte e no leste do país –que, pela estimativa da associação de cooperativas agrícolas alemãs, deve ter queda de 2,9% na safra de trigo, a 22,38 milhões de toneladas.

“Um grande desastre foi evitado com as chuvas desta semana, e a Alemanha pode atingir uma safra dentro da média se o clima úmido persistir”, afirmou um analista alemão.

(Reportagem de Gus Trompiz em Paris, Michael Hogan em Hamburgo e Nigel Hunt em Londres)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG541ZI-BASEIMAGE

To Top