Latin America

Protestos contra violência policial se espalham por cidades pequenas dos EUA

ANNA, Illinois/NOVA YORK (Reuters) – Antes do entardecer de quinta-feira, cerca de 150 manifestantes marcharam pela rua principal de Anna, cidade do sul do Estado norte-americano de Illinois, portando cartazes caseiros e bradando “vidas negras importam”.

Quase um século atrás, esta cidade de 4.200 habitantes expulsou a maioria de seus moradores afro-norte-americanos, de acordo com historiadores.

A passeata foi realizada em solidariedade a outras pessoas que protestam contra a morte de George Floyd, sufocado por um policial que se ajoelhou em seu pescoço em Mineápolis. Alguns moradores disseram que estavam marchando para tentar superar o passado de sua própria comunidade.

Joe Plemon, membro de 73 anos da Primeira Igreja Evangélica Presbiteriana, disse que preparou várias Lamentações da Bíblia para ler no protesto.

“Fomos questionados dentro de minha própria denominação, e sei que isto está acontecendo em outras igrejas também, para dizer ‘não vamos só dar de ombros diante disso, vamos nos posicionar, vamos admitir as coisas que nos envergonham e vamos confessar onde pecamos.”

Embora a maior parte da atenção se concentre em manifestações maciças e confrontos violentos com a polícia nas maiores cidades dos EUA, como Nova York e Los Angeles, centenas de protestos espontâneos têm ocorrido em cidades pequenas e áreas rurais nos últimos dias.

Em Carbondale, também no Illinois, as irmãs Adah, de 16 anos, e Maat Mays, de 18, tiveram a ideia de realizar uma vigília no domingo em sua cidade de 25 mil habitantes assistindo manifestações de Mineápolis ao vivo no Instagram.

Já em Indiana, o professor de sociologia Jared Friesen achou “notável” que mais de uma centena de pessoas tenha se reunido no centro de Huntington –população de 36 mil pessoas, 96% brancas, e berço do ex-vice-presidente republicano Dan Quayle.

(Por Brian Munoz em Anna e Carbondale, Illinois, e Mica Rosenberg em Nova York)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG541YA-BASEIMAGE

To Top