Auxílio Emergencial

Benefícios negados pelo INSS passam concessões pela 1ª vez

portalmixvalegoogle

Benefícios negados pelo INSS passam concessões pela 1ª vez. O INSS negou 1,2 milhão de pedidos de benefícios e concedeu 1,08 milhão entre janeiro e março deste ano. É a primeira vez que os indeferimentos superam as concessões no primeiro trimestre em pelo menos dez anos, segundo levantamento feito pela reportagem com números dos Boletins Estatísticos da Previdência publicados entre 2011 e 2020.

No período analisado, somente em 2016 as recusas aos segurados tinham passado da marca de 1 milhão (atingiram 1,01 milhão). Mas no primeiro trimestre daquele ano ocorreram 1,22 milhão de concessões.

Receita Federal lança CPF Digital durante a pandemia(Abre numa nova aba do navegador)

Se considerados os números dos primeiros trimestres de 2011 a 2020, a média de indeferimentos ficou em 846,1 mil, e a de concessões, em 1,19 milhão.

Para a presidente do IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário), Adriane Bramante, os números confirmam o que segurados da Previdência e seus respectivos advogados estão sentindo na prática: as análises dos pedidos de benefícios estão mais restritivas.

Mudanças no INSS no pedido de prorrogação do Auxílio Doença(Abre numa nova aba do navegador)

Bramante afirma, porém, que o aumento proporcional dos indeferimentos em relação às concessões não significa que houve melhora na análise dos processos que chegam ao INSS. Pelo contrário, ela afirma que erros estão resultando em mais pedidos negados. “Excessos e desconhecimento das normas estão causando esse número expressivo de indeferimentos”, afirma.

Para a especialista, as recusas nos postos do INSS vão resultar em mais processos administrativos e judiciais. “Na verdade, isso provoca a transferência do problema para o recurso ou para a judicialização”, diz.

Evite a demora do INSS com 7 dicas(Abre numa nova aba do navegador)

Procurado para comentar sobre eventual excesso de rigor nas análises de pedidos de benefícios, o INSS afirmou que cumpre a lei e as normas internas. “O INSS informa que todos os procedimentos relativos à análise de requerimentos são fundamentados na legislação”, informou, em nota.

To Top