Agronégocio

UE reduz projeção para safras de grãos de inverno; eleva para milho

PARIS (Reuters) – O Mars, serviço de monitoramento agrícola da União Europeia, voltou a reduzir nesta segunda-feira suas estimativas para as produtividades das safras de grãos de inverno do bloco neste ano, citando chuvas reduzidas no noroeste e no leste da Europa, mas elevou as perspectivas para o milho.

O serviço reduziu a projeção de rendimento médio do trigo soft na UE em 2020 para 5,60 toneladas por hectare (t/ha), ante estimativa de 5,72 t/ha em maio. A nova previsão fica 6,6% abaixo da produtividade do ano passado, além de 2,8% abaixo da média histórica de cinco anos.

O Mars também diminuiu a projeção para o rendimento médio da cevada de inverno neste ano para 5,58 t/ha, versus 5,63 t/ha no mês passado, queda de 8,6% na comparação anual e de 2,8% frente à média histórica.

Para a canola, a estimativa passou de 2,95 t/ha no mês passado para 2,90 t/has, o que coloca a previsão 2% abaixo dos níveis do ano passado e 5,9% aquém da média de cinco anos.

“A principal razão para o panorama ruim para os cereais de inverno é o persistente déficit de chuvas em grandes áreas do noroeste da Europa, bem como na Hungria e no leste da Romênia”, disse o Mars, que no mês passado já havia reduzido estimativas para todas as safras de inverno do bloco.

Por outro lado, o serviço elevou a projeção para a produtividade do milho na UE para 8,20 t/ha, ante 7,94 t/ha no mês passado, devido principalmente à melhoria –ou continuidade– nas condições favoráveis às safras de verão da Romênia, Hungria, Bulgária e Espanha.

(Reportagem de Sybille de La Hamaide e Forrest Crellin)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG5E1LG-BASEIMAGE

To Top