Agronégocio

Produção de arroz da Índia pode atingir recorde com aumento da área de cultivo

Por Rajendra Jadhav

MUMBAI (Reuters) – A produção de arroz da Índia deve atingir uma máxima recorde nesta temporada, à medida que agricultores ampliam a área de plantio em função das boas chuvas de monções e depois de o governo elevar o preço pelo qual comprará o produto da nova safra.

O aumento na produção da maior exportadora de arroz do mundo pode pressionar os preços domésticos e tornar as exportações mais atrativas, compensando as safras reduzidas dos rivais Tailândia e Vietnã.

Além disso, pode forçar agências estatais da Índia a ampliar as compras de arroz junto aos produtores, mesmo que os estoques estejam em alta.

“Os agricultores estão interessados no arroz. É provável que eles ampliem a área de cultivo devido ao apoio do governo. No novo ano comercial, podemos produzir até 120 milhões de toneladas”, disse B.V. Krishna Rao, presidente da Associação de Exportadores de Arroz da Índia.

O governo indiano elevou em 2,9% o preço que pagará a produtores pelo arroz da nova safra.

A Índia, que em 2019/20 produziu um recorde de 117,94 milhões de toneladas, iniciou o plantio da safra de verão em momento em que as chuvas de monções se espalham pelas principais áreas de cultivo de arroz do país, no sul e no leste.

As boas chuvas de monções e o aumento das exportações por causa de um rali nos preços globais têm encorajado agricultores indianos a plantar mais arroz, disse Nitin Gupta, vice-presidente dos negócios de arroz da Olam India. [nL1N2DE1DE]

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG5H2FG-BASEIMAGE

To Top