Agronégocio

Segunda safra de milho do Brasil cairá 4,5% com clima adverso, diz Agroconsult

SÃO PAULO (Reuters) – A colheita de milho segunda safra 2019/20 do Brasil deve alcançar 72,9 milhões de toneladas, estimou a consultoria Agroconsult nesta quinta-feira, uma alta ante a projeção de maio, mas queda de 4,5% versus recorde obtido na temporada passada.

“O plantio atrasou em Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo e Minas Gerais, empurrando o desenvolvimento de uma parcela significativa das lavouras para um calendário de maior risco climático”, disse a consultoria.

Isso contribuiu para perdas de produtividade nessas regiões, afetadas também pelo baixo volume de chuva em abril, período em que boa parcela das lavouras passava pelo estágio crítico de pendoamento. 

Desta forma, a produtividade média para a segunda safra ficou em 91,7 sacas por hectare ante 101 sacas por hectare registrada no ciclo de 2018/19.

Os resultados poderiam ser melhores, não fossem os problemas climáticos, disse a consultoria.

“Os bons preços do milho e o histórico de excelentes resultados nas safras recentes estimularam uma expansão de 5,2% na área plantada, que chegou a 13,3 milhões de hectares.”

Em maio, a Agroconsult havia estimado a segunda safra em 71,7 milhões de toneladas.

(Por Nayara Figueiredo)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG5H2BI-BASEIMAGE

To Top