Asia

BC russo corta juros em 100 pontos-base para nova mínima recorde

MOSCOU (Reuters) – O banco central da Rússia reduziu sua principal taxa de juros para uma mínima recorde de 4,50% nesta sexta-feira, realizando um corte mais profundo do que o habitual, e disse que avaliará a necessidade de reduzir ainda mais o custo dos empréstimos em meio a baixos riscos inflacionários e uma economia em contração.

O corte de 100 pontos-base ficou em linha com uma pesquisa da Reuters que previa que o Banco da Rússia mencionaria a crise provocada pelo novo coronavírus e bloqueios que se seguiram. <RUCBIR=ECI>

“Se a situação se desenvolver de acordo com a previsão básica, o Banco da Rússia avaliará a necessidade de uma redução adicional nos juros nas próximas reuniões”, disse o banco central .

As chances de que a inflação fique fraca na Rússia aumentaram sob pressão de um declínio nas demandas doméstica e externa, disse o banco.

O impacto negativo das medidas restritivas impostas no combate ao vírus está durando mais do que o banco central havia assumido anteriormente, afirmou o documento.

Isso deixa a porta aberta para taxas de juros mais baixas, já que a economia está prestes a recuar de 4% a 6% em 2020, disse o banco central, antes de retornar ao crescimento em 2021.

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG5I16W-BASEIMAGE

To Top