Agro

China aprova importação de primeira soja transgênica desenvolvida pelo país para uso em ração

Por Dominique Patton e Min Zhang

PEQUIM (Reuters) – A China aprovou a importação de duas novas variedades de soja geneticamente modificada (GM), incluindo uma desenvolvida pela empresa local Beijing Dabeinong Technology Group, a primeira desenvolvida na China com importação permitida, disse o ministério de agricultura nesta terça-feira.

A Dabeinong assinou acordo com a empresa argentina de biotecnologia Bioceres em 2013 para obter ajuda em aprovações regulatórias para a produção de glufosato DBN-Ø9ØØ4-6 e soja resistente ao glufosinato na Argentina.

As autoridades argentinas aprovaram a segurança da variedade em fevereiro de 2019, mas a soja ainda não foi plantada, devido à aprovação pendente na China, segundo um representante da Dabeinong.

Com a aprovação da China, principal compradora global de soja, a semente agora pode ser comercializada para produção na Argentina.

A soja MON87751, uma variedade resistente a insetos desenvolvida pela Monsanto Far East, da Bayer, também foi aprovada, disse em comunicado o ministério de Agricultura e Assuntos Rurais.

O ministério também renovou certificações de segurança para outras seis culturas geneticamente modificadas para importação– para cinco variedades de milho e outra de soja, desenvolvidas por Monsanto Far East, Dow AgroSciences, agora controlada pela Corteva, e Syngenta.

As culturas aprovadas para importação serão usadas para produção de ração, de acordo com o comunicado do governo. Todas aprovações entraram em vigor em 11 de junho e durarão cinco anos.

O governo chinês tem há tempos aprovado importações de produtos transgênicos para uso como ração, mas ainda não comercializa totalmente a produção de grãos geneticamente modificados em seu mercado doméstico.

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG5M18M-BASEIMAGE

To Top