Asia

Governo Trump diz que Huawei e Hikvision são apoiadas por Exército chinês

Por Alexandra Alper e Idrees Ali

WASHINGTON (Reuters) – O governo dos Estados Unidos concluiu que grandes companhias chinesas, como a gigante de equipamentos de telecomunicações Huawei e a empresa de vigilância por vídeo Hikvision, são controladas ou detidas pelo Exército chinês, e passou a preparar novas sanções financeiras, segundo um documento visto pela Reuters nesta quarta-feira.

Um oficial de defesa dos EUA, falando sob condição de anonimato, confirmou a autenticidade do documento, que foi enviado ao Congresso.

A lista de 20 empresas que Washington alega serem apoiadas pelo Exército Popular de Libertação também inclui as operadoras de telefonia China Mobile e China Telecommunications, bem como o fabricante de aeronaves Aviation Industry da China.

As designações do Pentágono não desencadeiam sanções, mas a lei diz que o presidente pode declarar uma emergência nacional que permitiria penalizar empresas da lista que operem nos EUA.

Huawei, Hikvision, China Mobile, China Telecom, Avic, Casa Branca e embaixada chinesa em Washington não responderam imediatamente aos pedidos de comentários.

O Pentágono havia sido pressionado por legisladores republicanos e democratas para publicar a lista, em meio às crescentes tensões entre Washington e Pequim sobre tecnologia, comércio e política externa.

Em setembro passado, o principal senador democrata dos EUA, Chuck Schumer, e republicano Tom Cotton escreveram carta ao secretário de Defesa, Mark Esper, levantando preocupações sobre o recrutamento de empresas chinesas por parte de Pequim para aproveitar tecnologias civis emergentes para fins militares.

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG5N29P-BASEIMAGE

To Top