Brasil

Deputados afirmam que a Câmara é referência no funcionamento remoto

A Câmara dos Deputados é referência de funcionamento de maneira remota, afirmou o secretário de transparência da Casa, deputado Roberto de Lucena (Pode-SP), nesta quinta-feira (25). Ele conversou com a primeira-secretária da Câmara, deputada Soraya Santos (PL-RJ), sobre as alterações realizadas na rotina de funcionamento da Casa durante a pandemia.

Soraya Santos explicou que muitas das tecnologias que estão sendo utilizadas agora ou que serão utilizadas pós-pandemia já vinham sendo desenvolvidas.

“Desde o meu primeiro dia de trabalho, a gente vem desenvolvendo novos processos. Por exemplo: já temos pronto para entregar para a sociedade, quando reabrir a visitação, um sistema de QR Code para acesso à Câmara. Não vamos mais ter crachá para entrar, nem aquela fila horrível. A casa do povo precisa receber melhor e o receber melhor, muitas vezes, é justamente facilitar com a tecnologia”, afirmou.

Encontros semanais
A Câmara vai promover semanalmente, até agosto, encontros virtuais para discutir o processo legislativo virtual e a participação popular durante o período da pandemia, quando as atividades presenciais estão suspensas.

Segundo Roberto de Lucena, “o mundo inteiro está olhando para nós para entender, ver e aprender com a Câmara dos deputados com respeito à utilização dessas ferramentas, dessas tecnologias”.

Participação popular
Em relação à participação popular no acompanhamento dos trabalhos legislativos, Soraya Santos destacou a votação do auxílio-emergencial que determinava um recurso dobrado no caso de famílias monoparentais.

“Com dez dias nós começamos a receber muitos recados da sociedade. E aí a gente precisou afinar. Porque, infelizmente, muitas mulheres, que são arrimo de família e estão separadas, viram alguns homens registrarem na Caixa que criavam os filhos e, quando iam registrar, o dinheiro já estava destinado ao pai. Com a mobilização rápida da sociedade, conseguimos evitar essa fraude ao patrimônio da família. A sociedade está atenta”, disse.

Retorno
Segundo a primeira-secretária, a volta dos servidores e da população às dependências da Câmara será gradual e se iniciará pelos setores que estão tendo maior dificuldade em manter suas funções de maneira remota.

“Todo esse fechamento não foi do dia para a noite e nós estamos monitorando a cada dia. Eu posso dizer com muito orgulho, representando toda a Câmara, que o corpo administrativo da Câmara está funcionando muito bem. E os deputados estão dando resposta ao País de uma forma que muita gente não imaginava”.

Os encontros para discutir a participação popular no processo legislativo virtual terão duração de 15 minutos e serão transmitidos ao vivo pelo canal da Câmara no Youtube.

To Top