Economia

Plantio de trigo avança para 74% da área no RS com clima favorável, diz Emater

SÃO PAULO (Reuters) – O plantio de trigo atingiu 74% da área esperada no Rio Grande do Sul, um avanço de 31 pontos percentuais em relação ao levantamento divulgado na semana passada, impulsionado por condições climáticas favoráveis, disse nesta quinta-feira a Emater/RS.

“As previsões climáticas favoráveis para a cultura e as boas perspectivas de preços contribuem para o aumento da área cultivada”, afirmou a Emater em Informativo Conjuntural, divulgado em parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).

O plantio está avançado ante a média histórica de 66% nesta época.

A Emater estima um plantio de 915,7 mil hectares, alta de 20,3% ante o ano passado.

Foi retomada a semeadura na regional de Soledade após a normalização da umidade do solo. As temperaturas amenas e a insolação, associadas à umidade adequada do solo, beneficiam o crescimento e o desenvolvimento da cultura, que apresenta em geral boa sanidade e adequado estande de plantas, disse a análise.

O plantio também avançou na regional da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa, onde, de maneira geral, a germinação e emergência das lavouras estão boas.

“As primeiras áreas implantadas, já em fase de afilhamento, receberam adubação nitrogenada em cobertura. A sanidade das plantas até o momento é muito boa, sem ataque de pragas e doenças.”

(Por Nayara Figueiredo)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG5P00G-BASEIMAGE

To Top