Benefícios

Empréstimos de aposentados do INSS poderão ser descontados durante o coronavírus

Empréstimos de aposentados do INSS poderão ser descontados durante o coronavírus. O desembargador Carlos Augusto Pires Brandão, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), derrubou a decisão da Justiça de Brasília que havia suspendido a cobrança, pelos bancos, de empréstimos concedidos a aposentados. Baixe o Aplicativo Gratuito do Portal Mix Vale

Ao derrubar a decisão, Brandão atendeu a um pedido do Banco Central e da União.

O juiz Renato Borelli, da 9ª Vara Federal Cível, atendeu a um pedido popular e determinou que as cobranças deveriam ser interrompidas por quatro meses em razão da pandemia provocada pelo novo coronavírus. Os idosos integram grupos de risco de contaminação.

Pai tem direito de receber o Auxílio Maternidade pelo INSS?(Abre numa nova aba do navegador)

Ao analisar o recurso da União, o desembargador do TRF-1 afirmou que não cabe à Justiça intervir em competências atribuídas a autoridade monetária.

“A intervenção do Poder Judiciário nas demais esferas de poder, no caso na condução da política monetária, só se justifica quando demonstrada a inércia da autoridade competente e a excepcionalidade do contexto fático, não configurada no caso concreto”, escreveu o desembargador na decisão.

INSS suspende por conta da Covid-19 a prova de vida aos Segurados(Abre numa nova aba do navegador)

“Importa nesse momento considerar o grave quadro de desafios que se nos impõe a realidade atual. Qualquer interferência gestão governamental tem efeitos colaterais, externalidades, que sequer se mostram visíveis a instituições que estão distantes do cenário das decisões de governo. Daí, a necessidade de cautela, prudência, de senso de oportunidade e de conveniência, no caso reservadas ao Banco Central do Brasil”, completou.

Coronavírus atingiu os Benefícios pagos pelo INSS?(Abre numa nova aba do navegador)

To Top