Asia

Biden critica reação de Trump a episódio sobre suposta recompensa oferecida pela Rússia

Por Trevor Hunnicutt e Simon Lewis

WILMINGTON, Delaware (Reuters) – O candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, criticou nesta terça-feira o presidente Donald Trump por sua condução da obtenção de informações de Inteligência que dão conta de que a Rússia teria tido iniciativa de pagar tropas do Talibã que matassem tropas norte-americanas no Afeganistão, afirmando que suas ações configuram “abandono de dever”. 

A Casa Branca disse que Trump não recebeu um relatório pessoal sobre o suposto programa russo. Mas o governo ainda não esclareceu se Trump recebeu a informação por escrito, se o presidente teria lido o documento, e porque ele não havia respondido de maneira mais agressiva caso tivesse lido. 

Biden, ao responder a perguntas de jornalistas, disse que parlamentares de ambos os partidos deveriam “exigir os fatos” sobre as acusações. O ex-vice-presidente acrescentou que estava considerando pedir um relatório confidencial de Inteligência sobre o assunto.

“A ideia de que, de alguma maneira, ele não sabia ou não está sendo informado, é um abandono de dever, se for o caso… Se ele foi informado e nada foi feito sobre isso, isso é abandono de dever”, disse Biden, acrescentando que o povo norte-americano deveria “concluir que esse homem não é adequado para o cargo de presidente dos Estados Unidos da América”. 

A equipe de campanha de Trump não respondeu imediatamente a um pedido por comentários sobre as críticas de Biden.

((Tradução Redação São Paulo, 5511 56447702)) REUTERS AC

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG5T292-BASEIMAGE

To Top