Agro

China suspende maior parte de importações de carne suína holandesa por casos de Covid

AMSTERDÃ (Reuters) – A China suspendeu quase todas importações de carne suína da Holanda, em movimento aparentemente motivado por surtos de Covid-19 em alguns dos maiores frigoríficos europeus.

A China baniu carnes entregues pelos quatro maiores abatedouros holandeses no domingo, disse nesta terça-feira uma porta-voz do governo holandês, Elise van den Bosch.

A China não especificou os motivos para a decisão, de 28 de junho, mas trabalhadores das quatro unidades foram infectados recentemente com o novo coronavírus, acrescentou a porta-voz.

“Claramente, a China está buscando a fonte de sua segunda onda de infecções por Covid-19, que eles talvez sintam que possa ter vindo de carne importada”, disse ela.

“Mas não há evidência científicas sobre a possibilidade de transmissão do vírus por meio de alimentos ou embalagens.”

Frigoríficos na Holanda e em outros países da Europa são operados principalmente por trabalhadores imigrantes, que ficam próximos uns dos outros e geralmente compartilham instalações nas unidades, o que levou a grandes surtos de coronavírus no setor nos últimos meses.

As quatro empresas afetadas pela medida da China são as que geralmente entregam a maior parte da carne suína enviada pelos holandeses à China. As importações holandesas de carne suína aos chineses somaram 299 mil toneladas no ano passado, no valor total de 376 milhões de dólares.

(Por Bart Meijer)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG5T1JG-BASEIMAGE

To Top