Elections

Google remove anúncios de pesquisas sobre eleições por ‘distorção’

Por Elizabeth Culliford

(Reuters) – O Google anunciou na segunda-feira que removeu os anúncios de empresas que cobram taxas elevadas de pessoas para se registrar para votar ou que coletam seus dados, que apareceram quando os usuários procuraram informações sobre os eleitores.

Uma porta-voz do Google disse à Reuters que a política de distorção da empresa proibia esses anúncios, que foram encontrados pelo projeto de transparência sem fins lucrativos Tech Transparency Project, ao pesquisar termos relacionado às eleições dos Estados Unidos.

Como em todas as principais democracias, os eleitores dos EUA não precisam pagar para se registrar para votar.

O Tech Transparency Project disse em um relatório na segunda-feira que quase um terço dos mais de 600 anúncios gerados por suas pesquisas no Google levou os usuários a sites que tentam cobrar grandes taxas pelos serviços de registro de eleitores, extraem seus dados pessoais para fins de marketing, instalam extensões fraudulentas em seu navegador, ou veiculam outros anúncios enganosos.

O relatório dizia que o primeiro anúncio que aparecia quando alguém pesquisava “registro para votar” no Google, direcionava os usuários para um site do PrivacyWall.org, que cobrava 129 dólares para processar o registro de eleitores no mesmo dia.

Jonathan Wu, presidente-executivo da PrivacyWall, disse em um email à Reuters que seu serviço facilita o registro online dos eleitores sem fornecer mais dados do que o necessário e que não compartilha dados para nenhum outro propósito que não seja o registro de eleitores.

“Nosso objetivo é criar uma escolha onde não existia. Para tornar isso possível, cobramos dos consumidores uma taxa que é claramente divulgada”, disse Wu, acrescentando que a taxa cobria frete, equipe e outros custos. “Não permitiremos que o Google frustre arbitrariamente nossos esforços para proteger a privacidade do consumidor e aumentar a participação dos eleitores.”

Uma porta-voz do Google disse que a empresa ainda não sabia como os anúncios passaram pelo processo de aprovação, que usa uma combinação de revisão automática e manual.

“Temos políticas rígidas para proteger os usuários contra informações falsas sobre procedimentos de votação e, quando encontramos anúncios que violam nossas políticas e causam danos aos usuários, os removemos e impedimos que os anunciantes exibam anúncios semelhantes no futuro”, disse a porta-voz.

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