Negociações sobre resgate da TAP estão em andamento, diz ministro de Portugal
Business

Negociações sobre resgate da TAP estão em andamento, diz ministro de Portugal

Negociações sobre resgate da TAP estão em andamento, diz ministro de Portugal

LISBOA (Reuters) – Portugal disse nesta terça-feira que está negociando com acionistas da companhia aérea TAP uma proposta de auxílio e se preparado para todos os cenários, após uma reportagem afirmar que o país se prepara para estatizar a empresa.

O acionista Atlantic Gateway e o governo não chegaram a um acordo sobre um resgate estatal de 1,2 bilhão de euros para a companhia aérea, informou o jornal semanal Expresso.

Portugal detém 50% da TAP e a Atlantic Gateway possui 45% da companhia aérea, que sofreu pesadas perdas devido à crise do coronavírus.

“Neste momento, estamos preparados para tudo”, disse o ministro de Infraestrutura, Nuno Santos, numa audiência parlamentar nesta terça-feira. “Ainda vamos enviar uma proposta ao nosso parceiro privado e espero que seja aceita.”

O jornal também afirmou que o governo enviará um projeto ao presidente do país para estatizar a TAP.

Santos disse que seria um “desastre econômico e social” se Portugal perdesse a TAP. Ele disse ser importante “reestruturar” a empresa, mas não confirmou ou negou se a companhia aérea seria estatizada.

“Quase 90% dos turistas chegam a Portugal por via aérea e metade deles chega pela TAP”, afirmou Nuno Santos. “Não podemos permitir que a TAP entre em falência.”

Um porta-voz da TAP disse que a empresa não estava ciente da mudança, mas que uma assembleia de acionistas está a caminho.

A TAP reportou prejuízo líquido de 395 milhões de euros no primeiro trimestre, principalmente devido a bloqueios causados pelo coronavírus que interromperam a maioria das viagens aéreas.

Cerca de 90% dos funcionários da TAP foram suspensos temporariamente em abril.

(Por Catarina Demony e Sergio Gonçalves)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG5T1PX-BASEIMAGE

To Top