Perícia do INSS é aguardado por desempregado há um ano. O auxiliar de cozinha João Henrique de Moraes, 64 anos, queixa-se da demora na aposentadoria da pessoa com deficiência por idade do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Ele diz que deu entrada no pedido em junho de 2019, mas, um ano depois, a solicitação continua em análise. Baixe o Aplicativo Gratuito do Portal Mix Vale

Tem direito ao benefício o segurado que comprovar, no mínimo, 15 anos de contribuições feitas como pessoa com deficiência. A idade mínima é de 60 anos (homens) e 55 anos (mulheres).

620 mil receberam auxílio emergencial sem ter direito

As regras da aposentadoria por idade da pessoa com deficiência estão entre as poucas que não tiveram alteração com a reforma da Previdência, em 2019.

Moraes afirma que seu processo foi empurrado “de um lado para o outro” ao longo dos últimos 12 meses e que, só agora, em junho, houve a convocação para a perícia.

As agências, no entanto, estão fechadas por causa da pandemia do novo coronavírus e o INSS já anunciou que pretende retomar o procedimento apenas a partir de 13 de julho.

INSS: Devo ou não declarar aposentadoria, auxílio-doença e outros benefícios sociais?

“Em agosto, disseram que o pedido havia sido transferido de tarefa para reconhecimento de direito. Em outubro, entreguei toda a documentação. Entre março e abril deste ano, o pedido foi novamente transferido de fila. E só agora me chamam para a perícia, sabendo que está tudo fechado.”

João Henrique, que é cego de um olho, diz que estava recebendo seguro-desemprego até maio e que, por isso, não conseguiu ser aceito no auxílio emergencial.

“Estou desempregado e sem renda, com dívidas e dependendo da ajuda de amigos e de parentes.”1 4

Saiba como passar a receber seu benefício do INSS em uma conta-corrente

INSS diz que é preciso esperar perícia

Em resposta, o INSS esclarece que a análise do pedido do leitor João Henrique de Moraes depende de perícia médica presencial, que deverá ser feita na reabertura das agências, a partir de 13 de julho.

Saiba emitir o cartão virtual do Caixa Tem para usar o auxílio emergencial

“Informamos que, se o direito do segurado ao benefício for reconhecido, o valor da aposentadoria será pago desde a entrada do requerimento, com correção monetária.”

O órgão informa ainda que o processo pode ser acompanhado pelo Meu INSS (https://gov.br/meuinss), com login e senha.

Perícia do INSS é aguardado por desempregado há um ano
To Top