Internacional

Polícia do Vaticano realiza nova operação devido a suspeita de corrupção

CIDADE DO VATICANO (Reuters) – A polícia do Vaticano fez uma operação no departamento a cargo da manutenção e da reforma da Basílica de São Pedro nesta terça-feira, confiscando documentos e computadores para uma investigação devido a uma suspeita de corrupção.

A batida foi semelhante a uma de outubro que envolveu outra investigação sobre outro departamento, esta a respeito da compra de um edifício em uma área nobre de Londres.

Um comunicado da assessoria de imprensa do Vaticano disse que o material foi apreendido nos escritórios técnicos e administrativos da Fabbrica di San Pietro, cuja origem remonta ao século 15, antes mesmo da construção da atual basílica começar.

Magistrados do Vaticano ordenaram a operação em reação a uma pista do escritório do auditor-geral, informou o comunicado, sem dar detalhes, mas dizendo que o papa Francisco nomeou um comissário para gerenciar o departamento temporariamente.

O comissário foi encarregado de reorganizar o departamento e atualizar seus estatutos na esteira de um documento papal de 1º de junho que adotou novas regras abrangentes para aquisições e gastos de forma a diminuir o risco de corrupção na concessão de contratos.

O comunicado mencionou especificamente as novas regras, o que leva a crer que a ação desta terça-feira pode ter algo a ver com a concessão de um contrato.

Atualmente, o departamento supervisiona a reforma do domo da basílica, que há pouco tempo foi parcialmente cercado de andaimes.

(Por Philip Pullella)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG5T20Y-BASEIMAGE

To Top