São Paulo

Policiais militares orientam idosos na colocação de máscaras de proteção em Araçatuba

Uma atitude de respeito à saúde e à vida no interior de São Paulo ganhou destaque na internet após uma ação solidária de policiais militares ser registrada neste domingo (28), em Araçatuba, em um vídeo que viralizou nas redes sociais – clique aqui para ver.

Na ocasião, o Sargento André Souza e o Cabo Tinen, do 2º Batalhão de Polícia Militar do Interior, da região do CPI-10, pararam a viatura e orientaram dois idosos sobre a colocação e a importância da máscara na prevenção à COVID-19. Os cidadãos, que estavam desprotegidos, conversavam em uma calçada do bairro Saudade.

De acordo com o Sargento André Souza, os PMs realizavam o patrulhamento de rotina no município quando viram os dois idosos. “Avistamos ambos e fomos conscientizá-los sobre o uso do equipamento. Sempre carrego material novo de proteção na mochila de trabalho. Resolvi entregar a eles e mostrei como colocar a máscara”, explica.

Linha de frente

O Sargento acrescenta que não foi a primeira ação solidária do tipo em tempos de pandemia. “Sempre acabamos orientando a população. Há também pessoas que auxiliam e acabam nos entregando máscaras. Recebemos doações por estarmos na linha de frente”, pontua.

“Fiquei surpreso quando vi a gravação na internet e a repercussão, embora eu faça isso constantemente. Os idosos estão mais vulneráveis do que nós. Imagine a cabeça deles ao assistirem às notícias de que a doença mata mais esse grupo. Quando vejo um deles desprotegido, tenho vontade de parar, comprar e doar máscara, se não possuir uma na minha mochila”, diz o policial militar.

O vídeo foi gravado por Alan Junio da Silva Bento, Diretor do Instituto Guerreiros de Cidadania e Educador Social. “Foi muito mais do que uma orientação. Vi o Sargento André descendo com um saquinho de máscaras e doando para os senhores. Hoje, o celular é rápido, filmei a ação e publiquei na internet”, revela.

“Gosto de divulgar as ações da nossa Polícia Militar da região e o vídeo viralizou. Nós não imaginávamos que a repercussão seria tão grande. A PM está aqui para ajudar. Quando estou no carro com meus filhos e avisto uma viatura, costumo reduzir a velocidade, observar de longe e fazer minhas crianças verem a importância do trabalho policial”, destaca.

Gratidão

O Sargento André Souza afirma que percebe o sentimento de gratidão dos cidadãos auxiliados pela dupla. “Às vezes, as pessoas pensam que estamos na rua para reprimir, mas nossa missão é ajudar. Eu até me emocionei tentando responder as mensagens pela rede sociais depois do vídeo”, salienta o polícia militar, há 16 anos na corporação.

“Moro com uma idosa, que é minha mãe. Deixo a mensagem para que todos utilizem máscaras e se protejam em relação ao vírus, principalmente os idosos”, conclui.

O post Policiais militares orientam idosos na colocação de máscaras de proteção em Araçatuba apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.

To Top