Sanções dos EUA provavelmente terão impacto sobre Huawei, diz ministro britânico
Asia

Sanções dos EUA provavelmente terão impacto sobre Huawei, diz ministro britânico

Sanções dos EUA provavelmente terão impacto sobre Huawei, diz ministro britânico

LONDRES (Reuters) – Sanções dos Estados Unidos destinadas a restringir a capacidade da Huawei de fornecer microchips avançados para equipamentos 5G são susceptíveis de ter um impacto sobre a viabilidade da companhia como fornecedora no Reino Unido, disse o secretário de mídia do país, Oliver Dowden.

O Reino Unido concedeu à Huawei um papel limitado em suas futuras redes 5G em janeiro, mas autoridades do Centro Nacional de Segurança Cibernética (NCSC) estudam o impacto das medidas anunciadas pelos EUA em maio.

“Desde meados de maio, tivemos as sanções dos EUA em relação à Huawei…é provável que tenha um impacto na viabilidade da Huawei como fornecedora de redes 5G”, disse Dowden a um comitê parlamentar.

As operadoras de telefonia móvel BT, Vodafone e Three usam os equipamentos da Huawei em suas redes. A BT afirmou que uma decisão do governo em janeiro de limitar o envolvimento da Huawei no 5G custará 500 milhões de libras.

Dowden disse na terça-feira que o impacto geral das restrições anteriores foi de aproximadamente 1,5 bilhão de libras e um atraso de um ano na implantação das novas redes 5G.

“Claramente, se impormos mais restrições, haverá um custo associado a isso”, afirmou.

Ele disse que gostaria de mais concorrência no mercado além da Huawei, da Ericsson e da Nokia.

“Tanto a Samsung como a NEC são fornecedores óbvios que gostaríamos que entrassem no mercado do Reino Unido”, disse ele.

Dowden disse que também está buscando incentivos financeiros para encorajar as operadoras a adotarem a tecnologia emergente Open RAN, que visa reduzir a dependência de qualquer fornecedor.

(Por Paul Sandle e Jack Stubbs)

((Tradução Redação São Paulo; 55 11 56447727))

REUTERS PS AAJ

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG5T21Q-BASEIMAGE

To Top