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Regulador do Reino Unido quer regras mais rígidas para Google e Facebook

BANGALORE, Índia (Reuters) – O governo do Reino Unido deve introduzir novas medidas para monitorar o domínio das gigantes de tecnologia Google e Facebook no setor de publicidade digital e ajudar a abrir espaço para outras empresas no setor, afirmou o órgão de controle da concorrência do país nesta quarta-feira.

O pedido por regras mais rígidas pela Autoridade de Concorrência e Mercados do Reino Unido (CMA) ocorre um ano após o início de uma investigação sobre a influência das plataformas, a maneira que coletam e usam dados pessoais e o interesse dos consumidores.

Em 2019, Google e Facebook representaram quase 80% dos gastos com publicidade digital do Reino Unido, cerca de 17,34 bilhões de dólares, disse a CMA.

O órgão regulador disse que, embora os serviços prestados pelas empresas norte-americanas sejam “altamente valorizados”, alertou contra as “posições indisponíveis no mercado pelas quais os rivais não podem mais competir em condições de igualdade”.

Também propôs uma “Unidade de Mercados Digitais” que permitiria que mecanismos de pesquisa rivais acessassem dados de cliques e consultas do Google e restringisse sua capacidade de se colocar como mecanismo de pesquisa padrão.

“Apoiamos a regulamentação que beneficia pessoas, empresas e sociedade e continuaremos a trabalhar construtivamente com as autoridades reguladoras”, disse Ronan Harris, vice-presidente do Google no Reino Unido e Irlanda.

A CMA também recomendou que o Facebook fosse ordenado a aumentar sua interoperabilidade com outras plataformas de mídia social e a dar aos consumidores a escolha de optar pela publicidade direcionada.

“É importante dar às pessoas um controle significativo sobre como os dados são coletados e usados. Estamos ansiosos para nos envolver com órgãos do governo do Reino Unido”, disse um porta-voz do Facebook.

(Por Pushkala Aripaka e Yadarisa Shabong)

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