Grana

Caderno Grana (sexta 03/07)

INSS cria entrega de documento sem contato para aposentadoria

Espécie de ‘drive-thru’ já está funcionando e pode ajudar 170 mil segurados de SP a terem a concessão

Clayton Castelani

Agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) em São Paulo começaram a receber cópias de documentos de segurados que precisam cumprir exigências para que seus pedidos de benefícios tenham as análises concluídas.
O serviço é inspirado no sistema conhecido como drive-thru, bastante utilizado para a venda de alimentos sem que o consumidor precise sair do carro, e que passou a ser adotado por outros segmentos durante a pandemia.
No caso do INSS, o cidadão encontrará urnas nas portas das agências, onde poderá deixar um envelope lacrado com as cópias dos documentos solicitados.
A “exigência expressa”, como a medida é chamada pelo INSS, teve início de forma experimental nesta semana em alguns postos e será oficialmente estendida a todo o estado de São Paulo a partir desta sexta (3).
Com seus postos de atendimento fechados devido à quarentena para desacelerar o avanço da Covid-19 e a consequente suspensão dos prazos para a entrega de documentos, o INSS paulista tem no cumprimento de exigência o seu maior gargalo para a conclusão das análises de benefícios.
Da fila de 329,6 mil processos que aguardam algum tipo de providência do órgão ou do segurado para chegar ao final, 170 mil dependem da entrega de documentos para que a concessão seja liberada.
Desde o início da pandemia, o INSS tem divulgado que a maior parte dos seus serviços está disponível pelo aplicativo Meu INSS ou no site gov.br/meuinss, o que inclui o envio de documentos , mas parte expressiva do público tem dificuldade para utilizar a internet, segundo o superintendente do instituto em São Paulo, José Carlos Oliveira. “O presidente [do INSS, Leonardo Rolim] pediu uma solução para isso”, diz ele ao Agora.
Após avaliados os resultados em SP, a proposta poderá ser levada a todo o país.

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