Agro

Preços do petróleo sobem após forte queda em estoques nos EUA

Por Julia Payne

LONDRES (Reuters) – Os preços do petróleo subiam nesta quinta-feira, após uma forte queda nos estoques da commodity nos Estados Unidos ofuscar preocupações de que o aumento nos casos de coronavírus nos EUA e renovadas medidas de isolamento na Califórnia possam paralisar a recuperação da demanda por combustíveis.

O petróleo Brent subia 0,4 dólar, ou 0,95%, a 42,43 dólares por barril, às 8:29 (horário de Brasília). O petróleo dos Estados Unidos avançava 0,34 dólar, ou 0,85%, a 40,16 dólares por barril.

Os estoques nos EUA caíram em 7,2 milhões de barris na semana passada, depois de terem atigido níveis recordes. A retração foi bem maior que a expectativa de analistas, segundo dados da Administração de Informação de Energia (AIE), com refinarias aumentando a produção e menores importações.

“Tipicamente, um recuo nos estoques sinaliza um desenvolvimento positivo na demanda ou um movimento negativo na oferta. Mas, como a oferta está bem estáel, o mercado assume que a demanda segue forte, apesar das novas infecções por Covid-19 e restrições”, disse a analista de mercados de petróleo da Rystad Energy, Louise Dickinson.

“Novos ´lockdowns´ na Califórnia teriam deprimido o meracdo em qualquer outro dia, mas o relatório de estoques da AIE ontem compensou a má notícia e prevaleceu.”

Os EUA registraram cerca de 50 mil novos casos de coronavírus na quarta-feira, maior salto diário desde o início da pandemia, segundo cálculos da Reuters. A Califórnia retomou diversas medidas de isolamento, incluindo fechamento de bares e de áreas fechadas de restaurantes em grande parte do Estado.

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG6113U-BASEIMAGE

To Top