Esporte

Rússia perde prazo para pagar multa por casos de doping em equipe de atletismo

MOSCOU (Reuters) – A federação russa de atletismo informou nesta quinta-feira que perdeu o prazo para pagar uma multa de 5 milhões de dólares à Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF), comprometendo as chances de seus atletas competirem internacionalmente como neutros.

A IAAF, órgão global do esporte, em março concedeu à federação uma multa de 10 milhões de dólares por violar as regras antidoping e, na época, restabeleceu o processo pelo qual os atletas russos poderiam se candidatar para competir internacionalmente como neutros depois de demonstrar que treinam em um ambiente livre de doping.

A associação, no entanto, afirmou que esse processo seria novamente suspenso se metade da multa não fosse paga até 1º de julho.

A federação russa informou à agência Tass nesta quinta-feira que a multa não havia sido paga, um dia depois de seu presidente afirmar que não tinha fundos suficientes para fazê-lo.

A federação foi suspensa em 2015, depois que um relatório encomendado pela Agência Mundial Antidoping (Wada) encontrou evidências de doping em massa entre os atletas do país.

A Rússia também está no processo de recorrer de uma decisão que proibe seus atletas de competirem por quatro anos em grandes eventos esportivos internacionais pelo país, como punição pela alteração de dados de laboratório.

O caso será julgado pelo Tribunal Arbitral do Esporte (CAS), com sede em Lausanne, em novembro.

(Por Gabrielle Tétrault-Farber)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG611CJ-BASEIMAGE

To Top