Por Ricardo Brito

BRASÍLIA (Reuters) – A força-tarefa da Lava Jato do Ministério Público Federal (MPF) em São Paulo denunciou nesta sexta-feira o ex-governador e atual senador José Serra (PSDB-SP) e sua filha, Verônica Allende Serra, pelo crime de lavagem de dinheiro transnacional ao mesmo tempo em que o grupo deflagrou uma nova fase da operação em relação a outros fatos a esse mesmo esquema que beneficiaria o tucano, segundo nota divulgada pela instituição.

Segundo a acusação criminal, Serra recebeu da Odebrecht pagamentos indevidos referentes às obras do Rodoanel Sul. A investigação apontou que a filha de Serra participou da constituição de empresas no exterior para receber os pagamentos da empreiteira destinadas ao então governador paulista.

Uma conta offshore na Suíça controlada por Verônica Serra foi usada para o recebimento dos valores, disseram os investigadores. Na denúncia, os procuradores citam que os pagamentos indevidos chegaram, em valores atualizados, a 191,5 milhões de reais.

Ao mesmo tempo, o MPF realizava a operação Revoada e pretendia cumprir oito mandados de busca e apreensão em São Paulo e no Rio de Janeiro para aprofundar as apurações.

“Com as provas colhidas até o momento, o MPF obteve autorização na Justiça Federal para o bloqueio de cerca de 40 milhões de reais em uma conta na Suíça”, informou a força-tarefa em nota.

A assessoria de imprensa do senador disse que a ação desta quinta “causa estranheza e indignação”.

“Em meio à pandemia da Covid-19, em uma ação completamente desarrazoada, a operação realizou busca e apreensão com base em fatos antigos e prescritos e após denúncia já feita, o que comprova falta de urgência e de lastro probatório da acusação”, diz a nota.

“O senador José Serra reforça a licitude dos seus atos e a integridade que sempre permeou sua vida pública. Ele mantém sua confiança na Justiça brasileira, esperando que os fatos sejam esclarecidos e as arbitrariedades cometidas devidamente apuradas”, acrescenta a nota da assessoria do tucano.

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG620PL-BASEIMAGE

Lava Jato denuncia Serra e filha por lavagem de dinheiro e deflagra nova operação relacionada
To Top