Economia

Petrobras inicia fase vinculante para venda de fatia de 10% na NTS

SÃO PAULO (Reuters) – A Petrobras iniciou a fase vinculante do processo de venda de sua participação restante de 10% na Nova Transportadora do Sudeste (NTS), informou a empresa nesta sexta-feira.

A estatal disse que os potenciais compradores classificados para a fase receberão carta-convite com as instruções sobre o processo de desinvestimento, com orientações para “due diligence” e envio das ofertas vinculantes.

Além da fatia de 10% mantida pela Petrobras, a NTS tem como demais sócios a Brookfield Brasil, com 82,35% por meio do fundo Nova Infraestrutura, e a Itaúsa, com 7,65%.

A NTS é uma transportadora de gás natural com gasodutos em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro e conexões a uma série de instalações, entre elas o gasoduto Brasil-Bolívia e a TAG, segundo a Petrobras. A capacidade de transporte é de 158,2 milhões de metros cúbicos por dia.

A petroleira afirmou que a operação está alinhada à otimização de portfólio e à melhor alocação de capital. A Petrobras tem impulsionado desinvestimentos nos últimos tempos, com o objetivo de reduzir sua dívida e focar na produção e exploração de petróleo em águas profundas e ultra-profundas.

A companhia havia iniciado o processo de venda da fatia de 10% na NTS no final de março. Em 2017, a estatal vendeu 90% de participação na transportadora por mais de 5 bilhões de dólares.

(Por Gabriel Araujo)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG63009-BASEIMAGE

To Top