Esporte

ATP divulga sistema de ranking revisado devido a interrupção da Covid-19

(Reuters) – A Associação de Tenistas Profissionais (ATP) apresentou nesta segunda-feira um sistema revisado para calcular os rankings mundiais quando a temporada de tênis masculino recomeçar, em agosto, após uma interrupção de cinco meses por causa da pandemia de Covid-19.

Os rankings, um fator determinante para os jogadores participarem de eventos e serem distribuídos nas chaves, costumam operar com base nos “18 Melhores” resultados ao longo de 52 semanas, mas agora cobrirão um período de 22 meses: de março de 2019 até dezembro de 2020.

O tênis internacional foi suspenso em meados de março. Wimbledon foi cancelado e Roland Garros foi transferido para setembro, e os rankings foram congelados.

O circuito masculino recomeçará em 14 de agosto com o ATP 500 de Washington.

Entre os principais elementos do sistema revisado está o posicionamento do tenista no ranking com base em seus “18 Melhores” resultados no período de 22 meses — mas um mesmo torneio não pode ser contado duas vezes.

A ATP também disse que os pontos de torneios do circuito acrescentados em 2020 que entrarem na contagem de um tenista para o ranking permanecerão neste ranking durante 52 semanas, ou até o evento em questão voltar a ser disputado em 2021 — o que acontecer primeiro.

“As mudanças temporárias no sistema de rankings foram feitas em consulta com os quatro torneios de Grand Slam e com a ITF (Federação Internacional de Tênis)”, disse a ATP em um comunicado à imprensa.

“Caso a temporada de 2021 seja impactada pela Covid-19, novos ajustes nos rankings serão cogitados”.

(Por Frank Pingue, em Toronto)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG651K2-BASEIMAGE

To Top