Agro

Rússia deve tornar permanente mecanismo de cota para exportação de grãos, diz agência

MOSCOU (Reuters) – A Rússia pretende usar permanentemente um mecanismo de cotas de exportação introduzido entre abril e junho em resposta à pandemia de coronavírus, informou a agência Tass, que citou o ministro de agricultura russo, Dmitry Patrushev.

Maior exportadora global de trigo, a Rússia informou que suas exportações de grãos não estarão sujeitas a cotas entre julho e dezembro, mas que são possíveis entre janeiro e junho do próximo ano, para assegurar o fornecimento interno.

“Nós queremos que o mecanismo de cota se torne permanente. Nós planejamos definir os parâmetros das cotas junto com os participantes do mercado após recebermos os dados finais sobre a colheita da nova safra– possivelmente em outubro”, disse o ministro à Tass.

Ele afirmou esperar que a Rússia exporte 45 milhões de toneladas de grãos no ano comercial 2020/21, iniciado em julho, incluindo 35 milhões de toneladas de trigo.

A safra de grãos 2020 está estimada em 122,5 milhões de toneladas, incluindo 75 milhões de toneladas de trigo.

Patrushev disse que parte da futura cota será alocada para operadores de mercado de forma individual, com base em seus resultados entre julho e dezembro.

O ministério não tem planos de reabastecer suas reservas estatais nesta temporada, pois está considerando a criação de um novo tipo de “fundo de estabilização”, acrescentou a Tass.

(Por Polina Devitt)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG651D5-BASEIMAGE

To Top