Asia

Reino Unido pode defender seus valores e receber investimentos, diz ministro sobre Huawei

LONDRES (Reuters) – O Reino Unido pode receber investimentos estrangeiros e defender seus valores ao mesmo tempo, disse o ministro Alok Sharma nesta terça-feira, depois que a China alertou que uma disputa sobre a Huawei poderia ameaçar os laços econômicos entre os países de maneira mais ampla.

O país decidiu provisoriamente permitir o envolvimento da Huawei no desenvolvimento da infraestrutura de redes 5G, mas está sob pressão dos Estados Unidos para reverter a medida. Uma decisão final deve ocorrer nas próximas semanas.

Na segunda-feira, o embaixador da China em Londres disse que uma reviravolta na decisão sobre a Huawei prejudicaria a reputação do Reino Unido como um país aberto e favorável aos negócios.

“Não acho que haja inconsistência em receber investimentos estrangeiros e, ao mesmo tempo, defender os valores e interesses do Reino Unido e nossa segurança”, afirmou Sharma.

O ministro disse que não queria especular sobre qual seria a decisão do governo sobre a Huawei, mas as sanções dos EUA à empresa teriam implicações para o Reino Unido.

(Por Kate Holton e Elizabeth Piper)

((Tradução Redação São Paulo; 55 11 56447727))

REUTERS PS AAJ

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG6617S-BASEIMAGE

To Top