Asia

Segunda maior cidade da Austrália retoma isolamento devido a surto de coronavírus

Por Colin Packham e Sonali Paul

SYDNEY/MELBOURNE (Reuters) – Medidas de isolamento foram reimpostas na segunda maior cidade da Austrália nesta terça-feira, confinando os moradores de Melbourne em casa, exceto para atividades essenciais, por seis semanas enquanto as autoridades se apressam para conter um surto de coronavírus.

A decisão, que afeta cerca de 4,9 milhões de pessoas, foi anunciada poucas horas antes de a fronteira movimentada entre Vitória, Estado do qual Melbourne é a capital, e Nova Gales do Sul ser fechada pela primeira vez em 100 anos.

A partir da meia-noite de quarta-feira, todos em Melbourne terão que ficar em casa a menos que seja para trabalhar, estudar, comprar alimentos ou ir a compromissos médicos. Restaurantes, cafés e bares só poderão fazer entregas, academias e cabeleireiros ficarão fechados, reuniões em casa serão limitadas a duas pessoas e as atuais férias escolares serão prorrogadas.

O premiê de Vitória, Daniel Andrews, disse que as restrições são onerosas, mas necessárias.

“Eu, com o maior respeito, diria a vocês que pegar este vírus e morrer dele é muito oneroso também”, disse ele durante uma coletiva de imprensa televisionada.

Vitória foi responsável por 191 dos 199 casos novos relatados nacionalmente nesta terça-feira, o maior aumento diário desde o início de abril. A elevação preocupou autoridades, embora o total nacional de quase 8.800 casos e 106 mortes esteja muito abaixo do de muitos países.

Centenas de policiais e tropas do Exército estavam sendo enviados para cumprir o fechamento da fronteira de Vitória com Nova Gales do Sul. A divisa é altamente porosa, estende-se por centenas de quilômetros e é muito usada todos os dias por pessoas que viajam a trabalho, alunos e trânsito de cargas.

Pessoas flagradas cruzando-a sem permissão em qualquer uma das 55 estradas ou das várias travessias por rios e campos enfrentarão penalidades que incluem uma multa equivalente a 7.700 dólares norte-americanos e seis meses de prisão.

Uma segunda região de Vitória em que casos recentes de Covid-19 foram detectados e que abriga 44 mil pessoas será submetida a restrições de isolamento semelhantes às de Melbourne.

Permissões de viagem serão concedidas a pessoas que moram em cidades fronteiriças pequenas e grandes, mas o sistema de registro ainda estava sendo desenvolvido a poucas horas do fechamento.

(Reportagem adicional de Renju Jose)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG660YJ-BASEIMAGE

To Top