Economia

Liquidação de operações do mercado de energia em maio tem R$8,5 bi em aberto

SÃO PAULO (Reuters) – A liquidação financeira de operações do mercado de curto prazo de eletricidade referente a maio envolveu cerca de 9 bilhões de reais em transações contabilizadas, mas movimentou apenas 572 milhões de reais, informou a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) nesta quarta-feira.

A operação, que promove pagamentos e recebimentos entre agentes que atuam no mercado de energia, encerrou com 8,5 bilhões de reais em aberto devido a liminares que isentam algumas empresas de pagamentos associados ao chamado risco hidrológico na operação de hidrelétricas, disse a CCEE.

Outros 3,7 milhões de reais representam outros valores em aberto na liquidação, acrescentou a CCEE, sem detalhar.

Como a disputa judicial impacta a arrecadação, não foram levantados recursos suficientes para pagar todos agentes que teriam créditos a receber na liquidação –como usinas que geraram mais energia do que venderam em contratos ou consumidores com sobras de eletricidade não utilizada.

Segundo a CCEE, os agentes que possuem decisões judiciais vigentes para não participarem do rateio da inadimplência oriunda de liminares do GSF perceberam adimplência próxima de 99%.

Já os agentes amparados por decisões que determinam a incidência regular das normas perceberam adimplência de 5%.

Após a operacionalização dessas decisões judiciais, os credores que não possuem liminares relacionadas ao rateio da inadimplência perceberam adimplência próxima de 1,7%.

A operação, realizada pela CCEE, envolveu 9.403 agentes, sendo 3.743 devedores e 5.660 credores.

(Por Redação São Paulo)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG67213-BASEIMAGE

To Top