Agro

Cargill faz acordo de compra de energia eólica para abastecer unidades ao norte

SÃO PAULO (Reuters) – A Cargill informou nesta sexta-feira investimento em energia eólica para abastecer suas plantas de Ilhéus e Barreiras, na Bahia, e os terminais portuários de Miritituba e Santarém, no Pará, de acordo com comunicado da empresa.

O acordo de compra de energia (PPA, na sigla em inglês), de dez anos de fornecimento, foi assinado com a empresa Omega Energia, que investe em energia 100% renovável.

“O PPA celebrado entre as empresas constitui projeto a ser implantado na região Nordeste, onde a Omega opera um amplo portfólio de ativos eólicos”, disse a Cargill.

Com esse investimento, a multinacional do agronegócio afirmou que terá uma economia estimada em 11 milhões de dólares no período e emissões de 10.547 toneladas métricas de CO2 serão evitadas anualmente.

Em nota, o presidente da Cargill no Brasil, Paulo Sousa, disse que “projetos de energia renovável externos, como este projeto de PPA com a Omega, representam um componente vital do portfólio de energia em expansão da Cargill e nossos esforços para reduzir nossas emissões de gases de efeito estufa”.

“Para cumprir nossas metas climáticas, estamos focados em operar com mais eficiência, avançar em energias renováveis locais e diminuir o impacto ambiental nas localidades onde atuamos”, acrescentou ele.

A iniciativa está estruturada dentro da meta apresentada pela Cargill de reduzir as emissões absolutas de gases de efeito estufa em todas as suas operações em 10% até 2025, conforme medido em relação à linha de base de 2017, e alinhado ao Acordo de Paris e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

A Cargill também tem como objetivo a redução do impacto de sua cadeia de suprimentos eliminando 30% das emissões por tonelada de produto até 2030, segundo comunicado.

(Por Roberto Samora)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG691F2-BASEIMAGE

To Top